sábado, 30 de agosto de 2008

Gravar em 52X diminui a vida util do drive de CD/DVD?

Essa semana me fizeram a seguinte pergunta: Gravar CD em 52X diminui a vida util do Drive de CD? Achei interessante a pergunta e responderei da seguinte forma:

TEORICAMENTE NÃO!


Teoricamente seria justamente ao contrário , ou seja, gravar em 1x reduz a vida útil do drive.
Isso por que vída útil de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos são estimadas por uma unidade de medida denominada "POH". POH significa "Power-On Hour", ou "Horas Ligado". Traduzindo, a vida útil de um aparelho eletrico é estimada por "horas ligado", ou seja, quanto mais tempo o aparelho fica ligado menos tempo ele irá funcionar. Nos aparelhos de CD/DVD e tantos outros componentes eletrônicos (e nas mais diversas aplicações, como por ex. na indústria aeronáutica) existe uma equação matemática complexa criada para tentar estimar a vida útil de diversos aparelhos chamada MTBF. MTBF = Mean Time Between Failure = Tempo Médio Entre Falhas. O MTBF médio de um drive gravador de CD/DVD é de 100.000 POH. Ou seja, teoricamente um gravador de CD/DVD aguentaria trabalhar por mais de 11 anos ininterruptamente. Só que a equação de MTBF tem falhas, e existem muitos outros fatores normais aqui no Brasil que põe abaixo essa medição. Eu inclusive acho que a nossa rede elétrica é a maior vilã do "queima-queima" de peças de computadores. Começamos pelo fato de que aqui no Brasil praticamente ninguém tem aterramento da rede elétrica em casa e acaba que o pino terra dos conectores do PC as vezes são até arrancados, pois não têm função nenhuma. Tem também a questão dos componentes, defeitos de fabricação, defeitos nos projetos, o fator calor, que influencia muito mais na vida útil dos componentes eletrônicos do drive, umidade, sujeira, poeira, etc. Infelizmente não podemos nos basear nesses índices e estimativas.

Um gravador demora 80 minutos para gravar um CD de 80min. em 1x. Gravar este CD em 52x deveria demorar apenas alguns segundos portanto utilizaria o drive por menos tempo, consumindo menos unidades POH. Portanto, teoricamente , gravar CDs na velocidade mais rápida DEVERIA SER melhor para aumentar a vida útil dos gravadores.

A minha opinião pessoal é que tudo se resume a uma questão de você ter SORTE! Não dê bola pros outros. Grave na velocidade que quiser e seja feliz. Um drive deveria funcionar por 11 anos gravando sem parar (o que ninguém obviamente faz)! Daqui a 11 anos ninguém mais vai estar gravando CD!

Uma boa dica para almentar a vida util do seu drive é priva-lo de uso continuo. Como assim? Por exemplo vai ouvir musica? Ao invés de toda vez que for ouvir aquele cd coloca-lo no drive, copie suas músicas em MP3 e ouça elas diretamente do HD polpe seu drive de CD. Faça isso também com clips musicais e assim por diante....isso lhe dará uma vida útil maior para seu driver.

Nenhum comentário: