terça-feira, 12 de agosto de 2008

Notebook ou Desktop - qual a melhor escolha?

Que as condições de mercado estão muito favoráveis, não há dúvida. Mas será que realmente chegou a hora de comprar um notebook? Diante dos preços tentadores, muitos dos usuários que pretendiam trocar seus PCs se vêem diante do dilema: comprar um outro desktop ou abraçar a tecnologia móvel?
A resposta, segundo os principais fabricantes do mercado, varia de acordo com o perfil e as necessidades de cada usuário. Para quem usa o computador como ferramenta de trabalho, é imprescindível o acesso a ferramentas e informações em qualquer local e não mais apenas no escritório ou residência. No ambiente corporativo, a mobilidade também favorece a produtividade, mas o usuário precisa ficar atento para não abusar das horas de trabalho. Além disso, alguns setores ainda dependem da robustez do desktop para atingir o desempenho necessário aos negócios. Para os designers gráficos, publicitários e projetistas, o ideal é o desktop, pois necessitam de maior capacidade de processamento. Isto também serve para quem trabalha com planilhas de cálculo complexas.Já para o usuário residencial, pesa menos na decisão a questão da necessidade, mas o conforto pode ser um fator decisivo. Os equipamentos estão se tornando cada vez mais de uso pessoal. A grande vantagem é poder levá-lo consigo para qualquer lugar.Com telas widescreen e recursos multimídia, os notebooks podem ser levados, por exemplo, para o quarto do usuário, onde ele irá assistir a DVDs, além de servir como repositório das suas músicas e vídeos. Por outro lado, é preciso observar que um desktop com as mesmas configurações – memória, disco rígido, processador – de um notebook custará, em valores absolutos muito menos. O custo de aquisição ainda é mais elevado assim como o de manutenção. O desktop leva vantagem em desempenho por real gasto. O usuário poderá economizar, contudo, na energia, já que neste aspecto os laptops são mais eficientes. Além disso, é preciso atentar para o fato de que os notebooks abaixo de 3 mil reais, que estão pipocando no mercado, atendem a um público que está comprando seu primeiro laptop e não exige tanto do equipamento. Geralmente são voltados a usuários com restrição de orçamento ou usuários que estão comprando um primeiro notebook e desconhecem todos os benefícios possíveis com modelos mais avançados, mas que desejam aproveitar as vantagens da mobilidade.
Estamos falando de um consumidor muito sensível a preço, que busca o equilíbrio entre custo e recursos, com desempenho razoável - o suficiente para dar conta das tarefas do dia-a-dia e utilizar novas opções de interface e tecnologias, como as redes sem fio.Quando for escolher o modelo, o usuário também deve estar atento a questões como peso e duração de bateria. Existem os ultraportáteis, finos e leves, que têm grande autonomia de bateria (por usar processadores que consomem menos) e poder de processamento adequado para o uso no dia a dia. Geralmente são utilizados por executivos e se caracterizam por telas até 12 polegadas.Já se a idéia é de uso híbrido - de dia no escritório e à noite em casa - por exemplo, é mais interessante considerar o tamanho da tela, pelo conforto que ela proporciona para quem trabalha horas seguidas. O mesmo vale para quem busca uma experiência de multimídia, fato que tem popularizado as telas widescreen, de 15,4 polegadas – lembrando, contudo, que telas maiores implicam em equipamentos mais pesados. O uso de processadores adaptados à mobilidade – como os da plataforma Centrino, da Intel, e da família Turion, da AMD – também pode pesar no desempenho da máquina e na otimização do uso da bateria. Além disso, prefira a bateria recarregável de íons de lítio (li-ion), mais duradoura do que a de hidreto de níquel metálico (NiMh). O uso de baterias com seis células ou mais é recomendável para obter maior tempo de autonomia.Por fim, o consumidor deve também estar atento às mudanças de tecnologia que estão ocorrendo esse ano, como processadores com dois núcleos, novos formatos de tela larga (wide), redes sem-fio, e principalmente com mudanças que podem ser utilizadas no futuro para aumentar a segurança das informações como leitores de cartões Smart, leitores biométricos e modulo de plataforma segura TPM versão 1.2.Como recomendação final, os compradores devem se preocupar em adquirir produtos de uma empresa sólida, que possa prestar um bom serviço de assistência técnica e prover peças de reposição, além de ter um histórico de mercado.

Nenhum comentário: