segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Como formatar o Windows 98

Usaremos como base neste tutorial o Windows 98 embora os procedimentos também se apliquem ao Windows 95 e Me.


1. O que é necessário

Antes de dar início ao procedimento, é necessário possuir os itens a seguir, caso contrário não será possível realizar a reinstalação do Windows:
• Backup dos arquivo que você considere importantes;
• Disco de inicialização do Windows
• CD de instalação do Windows (e o serial)
• Drivers dos itens de hardware do seu computador
2. Formatação do HD

Uma vez concluído do backup de todos os seus arquivos insira o Disco de inicialiação do Windows na unidade de disquete e reincie o computador. Ao invés de abrir o Windows, o computador será inicializado através do disquete, se estiver corretamente configurar para isso.

Você terá as seguintes opções:
1. Inicia o computador com suporte a CD-ROM
2. Inicia o computador sem suporte a CD-ROM
3. Exibe o arquivo de ajuda
Escolha a primeira, digitando o número corresponte e tecle ENTER. Aguarde até que a inicialização esteja concluída e atente para o momento em que a letra da unidade de CD-ROM for informada, pois você a usará mais adiante.

Para dar inicio à formatação do HD digite:

FORMAT C:


Tecle ENTER e um pedido de confirmação aparecerá. Confirme e o procedimento será iniciado. Nesse momento os dados do HD começam a ser excluídos. Aguarde até o final (pode demorar dependendo da capacidade do disco rígido). Assim que a formatação estiver concluída, será solicitado um nome para o HD recém-formatado. O nome é opcional e fica a seu critério.


3. Instalando o Windows

Insira o CD de instalação do Windows na unidade de CD e digite os comandos a seguir - substitua x: pela letra da sua unidade de CD, que foi informada durante a inicialização via disquete:



CD win98
INSTALAR


A instalação do Windows começará. O processo é autoexplicativo, portanto não será necessário detalhar aqui como proceder. Basta ler as informações exibidas na tela e fazer o que for pedido. Em determinado ponto da instalação será solicitado que você digite a Product Key do Windows. Além disso, durante a instalação o computador será reiniciado várias vezes.

Concluída a instalação a área de trabalho será exibida e o seu computador está quase pronto para o uso. Falta agora instalar os Drivers, que permitem que os períféricos de seu computador (vídeo, som, redes, modem etc) funcionem corretamente.


4. Drivers de dispositivo

Os drivers de dispositivo são arquivos responsáveis por informar ao Windows quais dispositivos de hardware (placas, unidades de disco e afins) você tem no seu computador e como eles devem funcionar. São essenciais para que você possa ouvir os sons, obter uma imagem com todas as cores possíveis e conectar-se à Internet.

Em computadores antigos, o Windows detecta todos os dispositivos (ou sua maioria) e instala os drivers automaticamente no momento da instalação do Windows. Já em computadores mais novos é necessário instalar os drivers manualmente.

A instalação dos drivers requer o CD-ROM fornecido junto com o computador pelo fabricante ou vendedor e caso você tenha algum dispositivo instalado separadamente (uma placa de vídeo, por exemplo), também precisará do CD ou disquete fornecido com esse dispositivo. Esses CDs possuem um aplicativoque instala os drivers automaticamente, bastando apenas o usuário executar esse aplicativo e seguir as instruções exibidas na tela.

Caso você não possua o CD ou disquete com os drivers, terá de localizá-los na internet e instalá-los manualmente, muitas vezes sem a ajuda de algum aplicativo que automatize a instalação.

8 comentários:

Anônimo disse...

essas dicas não ajuda ninguem em nada
aff

Anônimo disse...

É só falar o que voce não entendeu Kirk e o que quer saber que melhoramos e refazemos o tutorial, mais pra isso preciso da ajuda de vcs....e muito obrigado pelo comentario

Anônimo disse...

Mas eu não tenho cd nenhum, como faço? Queria formatar mas não sei como!

Anônimo disse...

Olha...só conseguirá formatar o seu computador se tiver um CD de instalação. Caso contrario vc até pode formatar mais não terá como fazer a instalação do novo sistema operacional...

Anônimo disse...

gostei érapido e facil

Anônimo disse...

belo tutorial....parabens foi só imprimir e instalar em casa ...obrigado

Info Always disse...

Jessica ...é isso msm só imprimir e ir seguindo passo a passo...sem problemas

Info Always disse...

Wilsom obrigado e valeu pelo comentario...imprimiu e seguiu os passos dá certinho...abrazz a todos